shows e eventos

Guilherme Dantas recebe Título de Cidadão São-Raimundense: homenagem e recorde de público marcam encerramento dos Festejos 2025

Cantor emociona público ao apresentar música em tributo a São Raimundo Nonato durante um dos maiores eventos culturais do Piauí

unnamed 9
Crédito: Divulgação/Prefeitura de São Raimundo Nonato

Guilherme Dantas recebeu neste sábado (30) o Título de Cidadão São-Raimundense. A homenagem aconteceu durante sua apresentação de encerramento dos Festejos de São Raimundo Nonato 2025, um dos maiores eventos culturais do Piauí. A noite foi marcada pelo recorde de público, com milhares de pessoas na Praça de Eventos, que vibraram e cantaram junto com o artista cearense.

O cantor emocionou a plateia ao apresentar a música “Meu Céu Raimundo”, composta em tributo à cidade. O prefeito Rogério Castro subiu ao palco para entregar a honraria e cantou ao lado de Guilherme a canção, que se tornou quase um hino local. A homenagem é concedida pela Câmara Municipal de Vereadores em reconhecimento à relação especial e ao carinho que o artista mantém com São Raimundo Nonato.

“Receber esse título é uma das maiores alegrias da minha carreira. Tenho uma ligação muito especial com São Raimundo Nonato. Um dos meus primeiros shows no interior foi lá, e desde então a cidade sempre inspirou minha carreira e minha música. É um lugar cheio de história, com pinturas rupestres e muita riqueza cultural! Poder celebrar essa cidade com minha música é uma honra que nunca vou esquecer!”, destaca o artista.

A composição em homenagem ao município aborda tanto personagens históricos quanto o orgulho e à celebração da cultura e da humanidade presente no povo piauiense. Além disso, foi ali que o cantor também lançou seu primeiro DVD oficial, em 2017.

A cerimônia do sábado (30) contou ainda com autoridades políticas. Estiveram presentes o senador Marcelo Castro, o deputado federal Castro Neto, os deputados estaduais Firmino Paulo e Gil Carlos, bem como prefeitos, vereadores e lideranças locais.

Com casa cheia e entrada gratuita, os Festejos de São Raimundo Nonato 2025 encerraram-se consolidando-se como um dos mais importantes eventos da região. A apresentação de Guilherme Dantas celebrou não apenas a força da cultura nordestina, mas também marcou um importante espaço para a representatividade de artistas com deficiência no cenário musical.

Sobre Guilherme Dantas

Cantor, compositor e sanfoneiro, o cearense Guilherme Dantas diz que enxerga com os olhos do coração. Com deficiência visual desde que nasceu, ele iniciou, aos 4 anos, sua conexão com a música de forma instintiva, dominando o teclado por ouvido. Sua habilidade o levou a conquistar múltiplos prêmios em concursos e a desenvolver sua vocação como instrumentista, com destaque para sua maestria na sanfona.

Em 2007, Guilherme recebeu uma bolsa para estudar no Souza Lima, o maior conservatório de música da América Latina, localizado em São Paulo. Na capital paulista, aprimorou seus conhecimentos no piano e explorou diferentes vertentes artísticas. Não demorou para que convites para estudar no exterior surgissem, mas Dantas escolheu voltar para o Ceará para se dedicar a sua verdadeira paixão: o forró. Desde então, suas composições ganharam reconhecimento, marcando presença nos repertórios de artistas consagrados como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Mano Walter e Xand Avião.

Em 2024, Guilherme Dantas assinou contrato com a Vybbe, renomada empresa de gerenciamento de carreiras, marcando o início de uma nova fase em sua trajetória artística. Seu primeiro DVD, intitulado “Prazer, Guilherme Dantas”, conta com participações especiais de Xand Avião, Tarcísio do Acordeon e Dorgival Danta, além de ser o primeiro projeto audiovisual de forró que conta com audiodescrição.

Entre os lançamentos recentes de 2025, o artista tem trabalhado a série de EPs “Como Seria”, na qual resgata grandes sucessos do forró e outros ritmos nordestinos em novos medleys. O projeto reúne releituras de músicas que marcaram gerações, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura nordestina e o diálogo entre tradição e modernidade.

Wallbook

Eu sou o pai do Sofá Sertanejo, levando o melhor da cena country para o Brasil e mundo... Ohhhhhh potencia...

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo